quinta-feira, 15 de março de 2007

A história que deu origem ao nome

O rei Assuero é também chamado de rei "Longímano" Artaxerxes da Pérsia, reino que começava nas proximidades da Índia e terminava onde, atualmente, se encontra o Sudão, na África. Ele gostava de passar o tempo com os amigos, de beber vinho e da sua esposa, muito atraente, a qual era descendente de uma das sete famílias de sangue azul da Pérsia.

No terceiro ano de seu governo, no ano 483 a.C., durante seis meses, ele fez uma reunião para exibir o palácio de inverno em Susa aos vassalos de suas 127 províncias. Para coroar o encerramento da reunião, ele armou uma tenda para servir um banquete para 10 mil pessoas. Depois de uma semana de festas, o rei teve a idéia de exibir a esposa e enviou um de seus eunucos para dar o recado para Vasti. Porém, a rainha tinha os seus propósitos e se sentiu ofendida de ter que ser exibida na frente dos vassalos do rei. Além disto, ela era apoiada pela lei persa que considerava tabu mesmo uma olhada de relance de um estranho para a mulher de alguém.

A recusa dela não foi aceita pela rei facilmente, porém ela não se dobrou diante da ordem do Longímano e continuou no banquete dos seus aposentos com as amigas. Os sábios do reino, preocupados mais com o papel da rainha do que com o sentimentos do rei, mandaram divulgar em todo o reino que, daquela data em diante, todas as mulheres deveriam tratar seus maridos como seus superiores. O decreto machista que alcançava quase toda a população feminina da época mandava: "Que todo marido fosse chefe da sua casa e que tivesse sempre a última palavra."(Ester, 1.22)

Vasti, recusando-se a ser uma mera mulher objeto, foi banida da presença do rei e Ester assumiu seu lugar. Ela perdeu a coroa e o marido, no entanto não perdeu a dignidade.



Um comentário:

Ti disse...

Sempre que digo meu nome as pessoas logo após exprimirem um "o quê" ou "como?", me perguntam: "mas de onde foi que saiu este nome?"
Então...eis a resposta.
Vasti é um nome bíblico que significa - na tradução que mais gosto, "o que há de mais excelente".
A rainha Vasti foi uma mulher à frente de seu tempo. Pagou um preço caro por isso, como tantas outras na história, mas deixou um exemplo de que não devemos desistir tão fácil (rs) de quem somos ou do que queremos.